terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NÃO É FALTA DE RECURSOS, AFIRMAM ENTREVISTADOS


“Eu acho que a gente tem que levar o conhecimento sobre o financiamento da educação para as camadas mais populares. É sair da academia e discutir financiamento da educação numa linguagem popular, onde a gente possa saber de onde vem o dinheiro, para onde vai o dinheiro, porque a gente tem que dominar isso, apesar da mistificação que querem colocar sobre o financiamento da educação. Existem recursos do governo federal que não estão disponibilizados para a educação, tipo: as contribuições sociais”.

A afirmação é do professor Arnaud Cavalcante, um dos convidados que participaram da entrevista de abertura da nova série especial do programa Primeiro Plano, desta vez dedicado ao tema Educação. Membro do Conselho Estadual de Educação, e ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime), ao falar que não faltam recursos, Arnaud toca em um ponto sensível na atual conjuntura cearense, que vive uma crise na área da educação, com maus resultados nas avaliações nacionais e uma greve dos professores estaduais, iniciada no dia 05 de agosto.

A avaliação foi reforçada pela professora Nivânia Menezes, que faz parte do Comando de Greve e que também participou da entrevista.

“A própria lei diz que se os estados e municípios não têm como pagar o piso, haveria uma complementação da União para garantir esse pagamento. Só que para isso as contas do Estado deveriam ser abertas para que se pudesse comprovar que realmente não há recursos e houvesse o repasse. (…) Não tem como um professor se sentir motivado para dar uma boa aula se ele não é valorizado, se ele não é respeitado. (…) Nós precisamos transformar essa desmotivação em indignação e ação. Os professores do Ceará estão mostrando sua indignação, por isso estão em greve”.

O Primeiro Plano é transmitido ao vivo pelo canal 37 da NET e pelo Portal Jangadeiro Online, sempre às 3 horas da tarde, e exibido pela TV Jangadeiro logos após o Jornal do SBT. Mais duas edições sobre Educação serão exibidas nesta quarta e quinta-feira. Os internautas podem participar enviando perguntas pelo Twitter e também pelo Jangadeiro Online.

Para conferir o programa, na íntegra, clique no link abaixo:

Fonte: Polítika com K, portal jangadeiro Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário