quinta-feira, 24 de julho de 2014

BOLETIM INFORMATIVO DO COLETIVO CSP-CONLUTAS PELA BASE NA EDUCAÇÃO

NAS ELEIÇÕES, VAI TER LUTA!

Passado os jogos da copa, agora o assunto são as eleições gerais, onde a mídia de forma geral enfatizará a disputa entre Dilma/Lula (PT) e Aécio (PSDB), tentando apagar qualquer outra alternativa de projeto para classe trabalhadora.

Aqui, o PROS que governa o estado e a capital (Cid e Roberto Claudio), está junto com o PT. E, Eunício Oliveira, o candidato a governador mais rico do país, está com Tasso Jereissati.

Os professores sabem do estrago feito pelo PSDB em 8 anos de governo de Fernando Henrique e de gestão de Tasso e Lúcio, que junto com os Ferreira Gomes, atacaram à Educação Pública.

No município - de Juraci passando por Cambraia e Luizianne e agora Roberto Claudio, - a educação pública nunca foi uma prioridade. Só no governo de Luizianne, foram cinco greves heróicas da categoria.



BASTA DE MASSACRE!

AGORA É CONSTRUIR A GREVE.


Agora é a vez de enfrentar Roberto Claudio. Motivos nós temos , vejamos:

· Não houve um processo democrático para a escolha dos diretores;

· Os porteiros das escolas foram demitidos;

· Bibliotecas e laboratórios de informática fechados;

· O tempo integral para as crianças de 3 anos foi reduzido pela metade penalizando as mães, que já enfrentam a falta de creches;

· Salas superlotadas; escolas sem estrutura; falta de professores em várias disciplinas; falta de quantidade e qualidade na merenda escolar; mochila e fardamento de péssima qualidade;

· Contratação de professores de forma precarizada;

· Não respeita o estatuto do magistério, ao negar a redução de carga horária, licença premio e anuênios;

· Não cumpre a lei do piso, quando nega 1/3 de planejamento para educação infantil e não repassa para o salário dos professores o reajuste custo aluno do MEC;

· Tenta transformar a gratificação difícil acesso de percentual para bônus e ainda tenta vinculá-la à assiduidade do professor;

· Ensaiou um ataque ao IPM

· Sem esquecer o assedio moral aos professores por parte de diretores e coordenadores pressionando por resultados.

PNE APROVADO FAVORECE A INICIATIVA PRIVADA

O PNE (PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO), aprovado em Brasília, permite a transferência de recursos publico para a iniciativa privada. Fortalece a meritocracia e abre caminho para uma avaliação de desempenho nacional. O objetivo é responsabilizar o professor pelos resultados da aprendizagem e colocar em risco a estabilidade no serviço publico.



ESCLARECIMENTOS SOBRE A SITUAÇÃO DO SINDICATO

Talvez ainda não seja do conhecimento de todos que agora haja um novo sindicato municipal SINDI&UTE.

Esse novo sindicato foi criado, fundado e teve eleita sua direção numa mesma assembleia com 16 professores no início de 2011. No novo sindicato, não há a representatividade de todas as chapas e institui a presidência no lugar de uma direção colegiada.

A CSP-Conlutas não participou desse processo. Tomamos conhecimento da existência desse novo sindicato no início do ano. Portanto, não fazemos parte de sua diretoria.

Repudiamos esse método antidemocrático. Reivindicamos a participação da categoria no processo decisório de construção de seu instrumento de luta. No entanto, afirmamos a importância do sindicato enquanto forma organizativa dos trabalhadores. E, apesar de não fazermos parte da diretoria do Sindicato Muncipal, estaremos ombro a ombro com a categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário