domingo, 16 de setembro de 2012

Comunicado da chapa 2 (CSP-CONLUTAS PELA BASE NA EDUCAÇÃO) aos trabalhadores em educação de Fortaleza.


Queridos(as) colegas de trabalho da rede pública municipal de educação de Fortaleza 

CONSIDERAMOS A CAMPANHA DA CHAPA 2 UMA VITÓRIA 

Em primeiro lugar, gostaríamos de compartilhar nossa alegria com vocês. Estamos felizes, porque, nestas duas últimas semanas, passamos em várias escolas e conseguimos sentir aquilo que também sentimos: uma insatisfação com a política educacional em curso e a atual situação do magistério. Sem rodeios, isso nos deixou cheio de esperanças, porque este sentimento pode ser o catalisador para o projeto de defesa da escola pública, que nunca foi tão urgente abraçá-lo como no último período. 

Ao visitar as escolas percebemos que não foram esquecidos os acontecimentos na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa. Está viva na memória, da maioria dos companheiros de trabalho, a criminalização sofrida por nosso movimento. Isso está refletido no rechaço às candidaturas do governador e da prefeita, apesar desta última ser apresentado pelos núcleos gestores como um mal menor. Muitos entendem que ambos os candidatos representam um projeto de desmonte da educação pública e da carreira do magistério. 

Tão importante quanto isso foi a crítica feita às candidaturas de Moroni e Marcos Cals, que são dos partidos (DEM ex-PFL e PSDB) que inauguraram o modelo de desmonte da educação pública em nosso estado durante os governos de Tasso e Ciro Gomes. Percebemos que muitos têm esperança em Heitor Férrer. Respeitamos esse sentimento. Porém, nunca é demais lembrar que o PDT é base de apoio do governo de Cid Gomes, assim com foi base de apoio do PSDB em outros momentos da nossa história. Enfim, nossa categoria tem memória e por isso nós, que fazemos parte da chapa 2, renovamos a confiança na força dos professores e professoras. 

Também estamos felizes, porque nosso programa foi bem recebido nas escolas e porque uma parte do professorado compreende que é necessário um novo tipo de sindicato. A insatisfação para com a maioria da direção do sindicato (ligado ao PT e CUT) foi possível de ser sentida. Infelizmente, como resposta ao descrédito com a atual direção, camaradas se desfiliaram e outros sequer se filiaram. No entanto, uma parcela importante acredita ser possível construir uma nova direção para os professores do município. É sabido que as principais figuras públicas da chapa 1 apóiam e fazem campanha para o candidato da Prefeita, aquele que, durante a greve, afirmou numa coletiva de imprensa, que iria cortar o ponto de milhares de trabalhadores da educação. Ao passarmos nas escolas escutamos essa bronca, o que é um sinal de que a necessidade de um sindicato independente dos governos é sentida por parte do magistério. 

Queremos agradecer, sinceramente a todos, os que votam e os que não votam em nossa chapa. Apesar do curto espaço de tempo para fazer campanha, conseguimos, dentro dos limites, dialogar com nossos colegas de profissão. Não nos contentamos em pregar cartazes, porque não temos medo dos professores. Pelo contrário, nos reconhecemos no cotidiano de cada companheiro e companheira de trabalho. Neste sentido, elevamos o nível da campanha. Que tipo de educação defendemos? Que tipo de sindicato queremos? Esse foi teor da discussão travada com a categoria. Pedimos desculpas por não ter atingido todas as escolas. A maioria dos membros da chapa trabalham 3 ou 2 expedientes, o que dificultou chegar em todas as escolas. Somado a isso, a direção do sindicato preferiu convocar o processo eleitoral da noite para o dia, o que prejudica a democracia do processo. Afinal de contas, é preciso de tempo para refletir. 

CHAMAMOS A VOTAR NA CHAPA 2 E A FISCALIZAR O PROCESSO ELEITORAL 

Nos dias 18 e 19, queremos reforçar o voto na chapa 2 (CSP-CONLUTAS PELA BASE NA EDUCAÇÃO). Ao mesmo tempo, queremos que cada professor fiscalize o processo eleitoral. 

É preciso que todos saibam que essa campanha aconteceu em condições profundamente desiguais. Enquanto a CHAPA 1 (atual direção do sindicato) sabia com antecedência a quantidade de filiados por escola e onde haveria urnas, essas informações foram negadas as demais chapas. Este acesso privilegiado às informações importantes gera uma concorrência desleal, colocando as chapas em clara desvantagem. 

Há uma ingerência da chapa 1 sobre a comissão eleitoral! Nas eleições sindicais é comum que cada chapa concorrente indique os mesários, para garantir eleições transparentes. Nas eleições para o SINDIUTE ocorre um verdadeiro absurdo. São os membros da chapa 1 que passam nas escolas, conversam com as direções e indicam os mesários. É a primeira vez que vimos isso numa eleição para o SINDIUTE. A Chapa 1 tem o controle quase que absoluto sobre os mesários. 

Além disso, a chapa 1 utiliza o aparato do sindicato para fazer campanha, enquanto as demais chapas fazem campanha com a estrutura de seus membros e apoiadores. Por último, os professores precisam saber que, embora de fato o SINDIUTE represente e organize os trabalhadores de educação do município de Fortaleza, existem quase 500 professores de outros municípios do interior filiados ao SINDIUTE. Somos a favor que cada categoria escolha qual sindicato deve representá-la. No entanto alertamos que o SINDIUTE não realiza um trabalho sindical político e organizativo nos municípios do interior onde estão estes filiados. Muitos destas filiações são de última hora e objetivam garantir um favorecimento a quem controla o aparato do sindicato, criando uma desproporção de representatividade que se refletirá nas eleições, assim como se sucedeu no último congresso da categoria 

Por tudo isso, entramos com uma representação no Ministério Público para que o mesmo acompanhe o processo. Nosso objetivo foi o de garantir condições de igualdade para todas as chapas. Infelizmente, vamos para um processo em que não estão asseguradas essas garantias. Neste sentido PEDIMOS QUE A CATEGORIA FISCALIZE O PROCESSO ELEITORAL. Não podemos aceitar o que aconteceu nas duas últimas eleições onde houve fortes indícios de fraudes. 

Em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade, vote Chapa 2. 

Saudações a todos(as)! 

Chapa 2, Fortaleza 16 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário