quarta-feira, 20 de junho de 2012

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO CEARENSE

“Através da solidariedade e união poderemos diminuir as diferenças na sociedade”

Nós, motoristas, cobradores, fiscais, mecânicos e demais trabalhadores do sistema de transporte urbano de Fortaleza e Região Metropolitana, viemos a público esclarecer a população os motivos da greve de nossa categoria.

Decidimos em assembleia realizada no dia 14 de junho, por unanimidade, entrar em greve por tempo indeterminado, apoiados no direito de greve e na certeza de que não restava alternativa a categoria, diante da postura do sindicato patronal na mesa de negociação.

Motivos da greve:

1- Foram cerca de 90 dias e 8 (oito) rodadas de negociação , onde o Sindônibus (sindicato patronal) não apresentou uma proposta digna aos trabalhadores, demonstrando uma postura intransigente e desrespeitosa;

2- A proposta do sindicato patronal manteve-se em 4.88% de reajuste, enquanto os trabalhadores para mostrar vontade de negociar e evitar a greve baixaram sua proposta até 15%;

3- 4,88% representa apenas o reajuste do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor);

4- O motivo de nossa luta vai além da econômica, lutamos também por saúde e melhores condições de trabalho. Alguns terminais não possuem condições para o consumo de água;

5- Lutamos contra uma jornada que consideramos absurda, a “dupla pegada” e a dupla função dos motoristas de micro-ônibus (o que nas topics é ilegal), que estão colocando em risco não somente a vida de nós trabalhadores, mas dos passageiros.

Nós lutamos por 15% de reajuste salarial, R$ 12,00 de vale-alimentação, R$ 80,00 de cesta-básica, plano de saúde, o fim da “dupla pegada”, o fim da hora extra não registrada e o fim da dupla função nos micro-ônibus.

Lamentamos que a única saída dos trabalhadores neste momento, seja o processo grevista por melhores condições de vida e de trabalho, e acreditamos que a responsabilidade dessa situação é do Sindônibus e da Prefeitura Municipal, que poderiam agir para o avanço no processo de negociação.

Informamos que estamos cumprindo o que está previsto no Direito de greve, incluindo o prazo de 72 horas para o inicio das paralisações e que a categoria e contrária ao aumento de passagem.

Caso o Sindiônibus e a Prefeitura estejam preocupados com a mobilidade urbana, pedimos a autorização para aplicar a “catraca livre”.

Pedimos à população que esteja solidária a nós trabalhadores, que a todo o momento tentamos buscar soluções para o processo de negociação.

Os ônibus lotados, terminais desconfortáveis, aperto, longas filas, calor, tempos curtos para a execução de trajetos que levam a velocidades pouco adequadas, dentre outras situações prejudicam nossa categoria e os usuários devem ser mudadas imediatamente! Essa luta também é sua!

Lutamos por um público com qualidade e segurança!

Fonte: SINTRO-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário