domingo, 26 de fevereiro de 2012

Professores do município: Campanha salarial 2012

Professores da rede municipal sofrem duros golpes em sua campanha salarial por parte da Prefeitura de Fortaleza. Como se não bastasse a punição aos professores grevistas, Luizianne Lins do PT, simplesmente tem evitado negociar a pauta concreta da categoria. 

Punição e humilhação 

Luizianne Lins, com apoio de seu secretário Elmano Freitas, aplicou um grande castigo naqueles que ousaram reivindicar seus direitos. Os professores até hoje ainda sofrem com a reposição aos sábados. Mesmo a Prefeitura sabendo da baixíssima frequencia de alunos nos sábados, decidiu, de forma intransigente, manter o calendário com caráter punitivo aos professores. 

Ataque a direitos 

É necessário lembrar também que diversos direitos assegurados estão sendo negados. O primeiro é a Lei do Piso. Com muito sacrifício, através de uma greve histórica, conseguimos arrancar 1/5 para planejamento. Mas a Lei nos assegurava 1/3 para essa finalidade e reposição salarial de acordo com Índice Custo Aluno (hoje por volta de 22,22%). O Governo Municipal faz vista grossa e com apoio da Justiça segue sem cumprir esses dois itens. 

Além disso, seguem ameaçadas conquistas históricas preservadas no estatuto do magistério. Como por exemplo, as férias de julho de 2011, quando fomos obrigados a trabalhar. Ou ainda, os anuênios atrasados, as licenças prêmio não concedidas, as reduções de carga horária não efetivadas e as distorções do PCCS. 

Intransigência ao negociar 

Por diversas vezes, Luizianne mostrou toda sua arrogância ao não abrir o diálogo com a categoria. Visto que muitas das audiências foram canceladas e as que ocorreram não trouxeram nenhum avanço. Até hoje a Prefeitura ainda não sinalizou com o índice de aumento salarial, sendo que nossa data base é janeiro e já estamos adentrando março. 

Apesar disso, presenciamos uma intensa campanha midiática, onde a educação aparece como prioridade e a realidade fantástica quer se sobrepor as mazelas do ensino público municipal. Já existe até uma intensa propaganda por parte da Prefeitura sobre um notebook, que até o momento ninguém recebeu. 

CSP-Conlutas pela base na Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário