quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Trabalhadores em Educação em greve no Pará ocupam prédio público

No dia 26 de outubro, a greve dos trabalhadores em Educação da rede estadual do Pará completou um mês. A principal reivindicação da categoria são o pagamento do piso nacional salarial e sua incorporação na carreira.

Neste dia, ocorreram manifestações em vários locais do País e a marcha a Brasília chamada pela CNTE pela aplicação imediata de 10% do PIB para a educação pública e a defesa do piso nacional.

A marcha no Pará contou com a presença de 600 trabalhadores que seguiram em passeata pelo centro de Belém e ocuparam o prédio da Secretaria de Administração da cidade. O ato foi em repúdio a intransigência do governo Simão Jatene (PSDB) em não pagar o piso nacional e o desconto abusivos no contracheque de vários profissionais.

A greve dos professores do Pará é mais uma, das várias que já ocorreram esse ano em todo o país. Ocorre num momento onde as escolas públicas e seus profissionais agonizam diante de um sistema educacional falido. Por isso, a mobilização e a luta da categoria também estão junto com a exigência ao governo Dilma, que aplique 10% do PIB para a educação pública.

Campanha pelos 10% do PIB - A cada dia cresce a adesão a campanha dos 10% do PIB. Vários trabalhadores já se comprometeram em realizar o plebiscito em novembro no seu local de trabalho. Portanto, é necessário que todas as entidades comprometidas com a educação pública participem do plebiscito em novembro, coletando votos em todo o país, pois só com o aumento do financiamento em educação é que poderemos dar os primeiros passos em direção a uma educação pública e de qualidade.

O movimento Luta Educador – CSP Conlutas, vem defendendo na greve que a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) chame uma greve nacional pelo piso no início de 2012, pois só dessa maneira poderemos colocar os governos de todo o país na parede e garantir de fato a aplicação da Lei Piso e a valorização profissional.

Com informações de Abel Ribeiro, de Belém 
Fonte: Sítio da CSP-Conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário