quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Povo líbio derruba ditador Kadafi, que está desaparecido

Latuff
Essa é uma luta árdua. Já faz seis meses desde o início da insurreição popular contra a ditadura de Muamar Kadafi. Mas, agora, os rebeldes ocupam as ruas da capital Trípoli e, tudo indica, obrigaram a fuga do ditador, que está procurado, para que não promova nenhum contra ataque.

Segundo a BBC Brasil, testemunhas afirmam que centenas de rebeldes invadiram o complexo de prédios em Bab al-Azizia, uma das poucas áreas que aparentemente ainda estavam sob controle do regime, e considerado como sua fortaleza.

Ainda segundo a BBC, uma rádio ligada aos oposicionistas, informava que a bandeira tricolor utilizada pelos rebeldes foi hasteada no complexo governamental, no lugar do pavilhão verde utilizado pelo regime de quatro décadas. A notícia, entretanto, ainda não é confirmada.

Ao que parece houve pouca resistência às tropas anti-kadafi até mesmo quando os combatentes tomaram o quartel da então temida brigada Khamis, formada por soldados de elite, que fugiram. Foram meses de lutas, para um desfecho iniciado no final de semana, que surpreendeu a muitos.

Para tal houve o apoio aéreo da Otan, para conquistarem a cidade petrolífera de Brega, cujo controle havia mudado de mãos sucessivas vezes durante a guerra. Tomaram também a cidade estratégica de Zawiya, o que isolou a capital e as forças pró-Kadafi, enquanto outras cidades mais próximas também caíam e o cerco se acirrava.

Apoio popular e esgotamento das forças militares de Kadafi podem ter sido decisivos para a tomada da capital, minando por dentro a resistência do ditador. O porta-voz dos rebeldes, Ahmed Omar Bani descreveu à imprensa, ainda no dia 20, o ânimo da população das cidades vizinhas à Trípoli. “Os moradores quebraram a barreira do medo e começam a nos ajudar, com coquetéis Molotov, bombas caseiras e armas”, disse.


Em Benghazi, centro da rebelião líbia, e na histórica Praça Verde, onde Kadafi realizava seus comícios na capital, rebeldes e a população se encontravam para comemorar a queda do ditador.

Há seis meses quando a revolta do povo tomava as ruas da Líbia, a resposta de Kadafi foi uma brutal repressão com milhares de mortos. A determinação e a perseverança dos rebeldes provocam o primeiro desfecho dessa luta, que vem no esteio das revoluções árabes como Tunísia, Egito e Síria.

Se no começo desse processo os rebeldes rechaçavam qualquer tipo de intervenção estrangeira, contaram com ajuda da OTAN. Mas é necessário que percebam que não foi uma simples ajuda. A intervenção da Otan pretende controlar a revolução líbia e cooptar o Conselho Nacional de Transição, a direção política dos rebeldes. Por isso, é necessário não aceitar essa intervenção e tomar essa luta com as próprias mãos, para garantir a independência do imperialismo.

Mas qual será o futuro da Líbia? Apesar da ação da Otan, concretamente estão sendo os rebeldes que ocupam Trípoli. A direção do Conselho de Transição já informou que não permitirá a permanência de bases da Otan no país pós-Kadafi. Por outro lado, as multinacionais já se articulam. Em negociação com o governo provisório, a italiana Eni já enviou técnicos ao país para restabelecer plenamente a produção de petróleo.

Com Kadafi fora de cena, abrem-se duas perspectivas ao país. Continuar com um governo pró-imperialista, ou avançar a revolução, superando a atual direção do conselho e expulsando a Otan do país para tornar a Líbia de fato independente.

Fontes: BBC Brasil e Opinião Socialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário