segunda-feira, 25 de julho de 2011

No Rio e MG greve dos profissionais em Educação continua firme; após 80 dias de luta, paralisação é suspensa em RN


Os profissionais de educação continuam na luta pro melhores salários e contra o desmonte do ensino público. Apesar dos duros ataques por parte do governo, educadores de estados como RJ e MG seguem firme com a paralisação que já dura mais de 40 dias. No Rio Grande do Norte, após 80 dias de intensas mobilizações, a greve histórica dos educadores estaduais foi suspensa. Ainda assim, a categoria continua sacudindo as ruas de RN com protestos e manifestações em defesa da Educação.

No Rio, educadores fazem enterro simbólico de contracheque – Os profissionais da Rede estadual do Rio, em greve desde o dia 7 de junho, realizaram um protesto na Praia do Leblon na manhã deste domingo (24). Em determinados pontos da praia foram colocados centenas de cartazes com a reprodução de contracheques de professores e funcionários. Durante o percurso esses trabalhadores exigiam que o governo do estado reabrisse as negociações com a categoria. Os bombeiros e a PM também participaram da manifestação e muitos populares deram seu apoio aos profissionais da educação.

Os educadores prosseguem com o acampamento em frente à Secretaria de Educação do Rio. A próxima assembleia da categoria ocorre no dia 3 de agosto.

A CSP-Conlutas enviou uma moção de solidariedade aos educadores que foi reproduzida no site do Sepe.

Veja o terceiro vídeo dos educadores acampadoshttp://www.seperj.org.br/ver_video.php?cod_video=35

Em Minas, a greve segue firme e forte! Os educadores da rede estadual de Minas Gerais continuam determinados em sua greve, iniciada em 8 de junho. A continuidade da paralisação é a resposta da categoria ao Governo do Estado que se mantém irredutível em discutir a implantação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Em reuniões com o Comando de Greve o governo informou que só aceitaria negociar as reivindicações dos educadores após o encerramento da greve.

A nova assembleia dos trabalhadores (as) será realizada também no dia 3 agosto, a partir das 14h, no pátio da Assembleia Legislativa de MG.

Após 80 dias de luta, greve dos educadores de RN é suspensa - Os trabalhadores em educação da rede estadual do Rio Grande do Norte decidiram encerrar a greve na última quarta-feira (20). A categoria não aceitou a proposta apresentada pelo governo e, mesmo com o fim da paralisação, continua mobilizada. Os educadores de RN resistiram bravamente contra as ameaças de corte de salários e até demissão por parte do governo, que contou com o auxilio do poder judiciário.

A greve acabou, mas a disposição da categoria não. Como prova disso, na última sexta-feira (23), foi realizada a Marcha Pela Educação em RN, organizada pelo movimento sindical, estudantil e popular. Com faixas e cartazes os manifestantes exigiam 10% do PIB para educação e melhorias no ensino.

Fonte: Sítio da CSP-Conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário