domingo, 1 de maio de 2011

Ato unitário entre operários da costrução civil e professores marca dia de luta em Fortaleza

Os trabalhadores da construção civil iniciaram da manhã desta quinta (28/04) mais um dia de mobilização pela campanha salarial 2011 com a presença de 3 mil operários.

O movimento reuniu diversas passeatas dos mais diferentes pontos de Fortaleza como, Avenida Beira Mar, Centro de Convenções, Cocó e Varjota. E caravanas que vinham do Bairro Novo (Maracanaú), Jurema (Caucaia), Beach Park (Aquiraz), Lagoa Redonda, Messejana, Bairro de Fátima e Maraponga.

Às 10 horas, foi dado início a assembleia que apresentaria a apresentação do resultado da negociação com o sindicato patronal que aconteceu no dia anterior (27/04) na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/CE), às 14h30 que terminou às 18 h.

O reajuste oferecido pelo sindicato patronal na tarde de ontem, gerou mais uma palavra de ordem criada pelos trabalhadores “três reais é bem pouquim, vamos lutar até o fim”.

Unidade com os Professores

Após a votação na assembleia, os operários da construção civil foram, em caravana, participar da greve dos professores, que acontecia em frente ao Paço Municipal, sede da Prefeitura de Fortaleza.

Na prefeitura, foi realizado uma tribuna com a participação da CSP-CONLUTAS, CUT, DCE da UECE, Anel, SindUECE, do SINDIUTE, ANDES, Fórum do Passe Livre, dentre outras entidades.

Solidariedade aos Peões

Zé Gotinha, da Construção Civil de Belém acompanha a luta dos operários de Fortaleza desde o dia 18 de abril. O dirigente informou que durante o ato em defesa dos trabalhadores da construção civil do Brasil realizado no dia de hoje, os operários paraenses pararam 60 obras e destacaram a luta dos operários cearenses.

Gotinha descreve com entusiasmo a mobilização dos operários cearenses “nós começamos desde o primeiro dia de mobilização nas obras da Av. Washington Soares, viemos a pé até a Praça Portugal debaixo de chuva e vamos continuar a lutar, tanto aqui como em Belém.”

Segundo o sindicalista paraense, os trabalhadores precisam de melhorias salariais e que os acidentes de trabalho diminuam “em apenas quatro meses de 2011 já foram 11 trabalhadores mortos em construção só em Belém.”

Nova Rodada de Negociação

Acontece nesta sexta-feira (29/04), uma nova rodada de negociação na SRTE, buscando uma proposta digna por parte do sindicato patronal. Tendo a manutenção da greve e mobilização na Praça Portugal tendo uma nova assembleia.


Fonte: Site Voz do Peão

Nenhum comentário:

Postar um comentário