quarta-feira, 1 de maio de 2013

Não podemos seguir como uma associação/UTE, nem APEOC nos representa! Por um Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação!


É fato conhecido que a APEOC entrou na justiça contra existência do SINDIUTE. O qual Infelizmente perdeu o processo em última instancia, em muito devido ao descaso da direção majoritária. O fato é que a categoria encontra-se, neste momento, do ponto de vista jurídico, sem o seu instrumento histórico de luta, o seu sindicato.

Por essa razão nós da CSP CONLUTAS – Direção Minoritária, defendemos a necessidade de um chamado imediato a construção de um sindicato municipal que seja capaz de levar a frente às reinvindicações da categoria com autonomia de governos e partidos, regido por ordem democrático com a definição em estatuto de mecanismo de transparência e controle da direção pela base.

Tal modelo de sindicato apenas pode ser construído com uma participação ampla coletivo de professores avaliando e definindo sobre os rumos de seu sindicato. Por essa razão propomos em reunião de direção uma assembleia para debater o tema. Nossa posição foi derrotada diante dos votos contrários da direção majoritária comandada por Ana Cristina e Gardênia, e POR que se absteram na votação.

Diante desse fato, iniciamos uma campanha de coleta de assinaturas de professores para exigir da direção do sindicato a realização de uma assembleia com o objetivo de debater o tema da construção do sindicato. Visto que não podemos admitir a construção de um sindicato sem a participação do conjunto dos professores, como pretende a direção majoritária, ou seja, um sindicato cartorial já em sua origem órfão de democracia.

Por outro lado, não podemos permanecer apenas com a associação UTE, que não possui o mesmo peso legal e político de um sindicatoJá que, uma associação não possui garantia legal como representante da categoria, tampouco garantia quanto a liberados sindicais. Sem falar do problema que qualquer grupo pode montar um sindicato em cartório, que supostamente possa representar a categoria. E diante da ausência de representação institucional, em teoria a APEOC seria nosso representante legal. Não podemos permanecer nessa situação. Mas rechaçamos essa falsa representatividade, a APEOC não fala em nome dos professores do município!

Portanto, defendemos transformar a UTE em um sindicato municipal. E a CSP CONLUTAS PELA BASE NA EDUCAÇÃO – Direção Minoritária convoca a todos os professores a unirem-se na luta pela construção de um sindicato municipal. Assinem o abaixo-assinado, repassem para que os professores de suas escolas também assinem. Juntem-se todos a CSP CONLUTAS pela construção de um sindicato de luta.

- Assembleia de professores já!!!
- Não podemos seguir com uma associação/UTE, nem APEOC nos representa. Por um sindicato municipal dos Trabalhadores em Educação!

O abaixo assinado está aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário