domingo, 18 de março de 2012

Educação realiza forte greve nos três dias de mobilização


A Greve Nacional dos professores de 14 a 16 de março mobilizou professores de diversas regiões do país pelo cumprimento da aplicação da Lei do Piso e mais investimentos no setor de educação. Profissionais da Educação de São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minhas Gerais, Recife, Piauí e diversos outros estados, participaram da mobilização.

Em São Paulo, os professores da rede estadual, realizaram uma assembleia nesta sexta-feira (16), em frente ao Palácio dos Bandeirantes, com a presença de mais de 10 mil pessoas, segundo o sindicato da categoria. Na rede municipal, mais de 3,5 mil profissionais de educação (docentes, gestores e quadro de apoio) participaram, na tarde da quarta-feira (14), de manifestação e assembleia geral convocada pelo Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem), em frente à Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMG), no Centro da Capital. O objetivo foi de pressionar o governo a atender à pauta de reivindicações da campanha salarial de 2012, entregue em 29 de fevereiro.

No Rio Grande do Sul, a adesão à greve de três dias foi forte. Mais de 80% dos educadores da rede estadual pararam suas atividades. Nessa sexta-feira (16) realizaram, nas proximidades da Secretaria de Estado da Educação, um ato pela exigência do cumprimento da Lei do Piso, em seguida, se somaram a outras categorias do funcionalismo público, num grande ato público em frente ao Palácio Piratini, no Centro da capital gaúcha.

Os professores do Distrito Federal, em greve desde o dia 12 de março, continuam paralisados. Nessa semana de greve nacional, intensificaram as mobilizações. Um ato público, reuniu mais 3 mil professores em frente ao Palácio do Buriti, na última quarta-feira (14). A greve ganha força diante da intransigência do governo em não atender a reivindicações dos professores.

Em Minas Gerais, os profissionais em Educação também aderiram ao movimento grevista. Foram três dias de intensas atividades. No dia 15, houve ato-show em frente ao PBH e no último dia assembleia com a participação massiva da categoria.

Os professores da rede municipal de Recife também participam da greve. O SIMPERE (Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial de Recife) realizou atos públicos nos dias 15 e 16. Nesta segunda-feira (19) a luta continua, com uma nova Assembleia Geral no auditório do Bloco G2 da UNICAP.

Como parte da greve nacional, os profissionais da rede municipal de Teresina, Piauí, também pararam suas atividades, com adesão de 70%. Os professores estaduais, em greve desde o 27 de fevereiro, realizaram um ato público em frente ao Palácio do Karnak, com passeata pela Avenida Frei Serafim até a Assembleia Legislativa. Chegaram a ocupar o plenário da assembleia para impedir a aprovação de projeto lei que retira uma das gratificações da categoria.

Fonte: sítio da CSP-Conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário