segunda-feira, 20 de junho de 2011

Professores reagem à altura a truculência de Luizianne Lins!

Na manhã de hoje (20/06), os professores da rede municipal de Fortaleza, que vêm se mobilizando em uma forte greve desde 26 de abril, fizeram uma passeata pelas ruas do Benfica. O protesto foi marcado pelo forte ânimo da categoria em permanecer mobilizada e pela indignação com o total descomprometimento da prefeita Luizianne Lins com a escola pública.

Sou professora, não sou merendeira
Ao passar pela ruas do bairro, recebemos um grande apoio da população. Muitos motoristas, estudantes e transeuntes aplaudiam os manifestantes. Em frente ao shopping Benfica, vários consumidores se aglomeraram para saudar o legítimo movimento. 



A maneira que Luizianne encontrou para burlar a lei do piso e continuar negando direitos, como licença prêmio e redução de carga horária, foi pedir a ilegalidade de greve. Porém, até o momento o SINDIUTE ainda não foi notificado pela justiça. Além disso, a prefeita quer impor a todo custo uma jornada de trabalho excessiva aos professores, mandando diretores coagir grevistas a dar aulas em julho e nos sábados, o que pela lei é totalmente proibido, pois a jornada de trabalho semanal da categoria é de no máximo 40h.

É importante frisarmos que o Governo Municipal não permite ao professor planejar suas aulas. Todas as 40h da jornada semanal  são em sala de aula lecionando, quando na verdade a lei do piso nos garante que 1/3 dessa jornada seja para planejamento. O Município descumpre e quer continuar descumprindo a lei. Por isso que uma das bandeiras principais de nosso movimento é ter tempo para planejar. 


A Igreja convocou para a tarde de hoje uma reunião entre SINDIUTE e prefeitura. Mais uma vez a categoria vai mostrar sua disposição em negociar e resolver a questão. Amanhã (21/06), as professoras e os professores estarão reunidos em assembleia geral na Câmara Municipal, às 9h da manhã, para deliberar os rumos do movimento.

  • Contra o calendário de reposição absurdo de Luizianne! Nenhum trabalho aos sábados! 
  • Imediato cumprimento da Lei do Piso, rumo ao Piso calculado pelo DIEESE para 20h semanais! 
  • 1/3 para planejamento, rumo a 50%! 
  • Pela garantia dos direitos (Licença prêmio, Redução de carga horária e Férias) !
  • Correção das distorções do PCCS! 
  • Eleições diretas para diretor! 
  • Pelo imediato depósito do 13° para os trabalhadores que foram prejudicados!

CSP-Conlutas pela base na Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário