sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vitória da Conquista (BA): SIMMP denuncia desrespeito da prefeitura com professores afastados por problemas de saúde

Carta aberta do SIMMP - Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (BA) trata os professores que possuem laudo médico com desrespeito. No dia 24 de janeiro de 2011, esta emitiu uma portaria que ameaça cortar 25% do salário de tais professores, caso não passem por uma perícia médica do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) até o dia 28 de fevereiro e continuem afastados da docência.

A atitude do governo é arbitrária, pois, além de ignorar a avaliação dos médicos particulares, estabelece um prazo insuficiente para os professores providenciarem o requerimento pericial do INSS, uma vez que a quantidade de docentes com problema de saúde é muito grande.

Dessa forma, os educadores são obrigados a retornarem para as salas de aula, mesmo sem as condições físicas e psicológicas adequadas, pois, muitos pagam planos de saúde com preços exorbitantes - já que a prefeitura não garante um plano para a categoria - e não podem receber um corte salarial tão brusco.

Os professores da rede, há muitos anos, denunciam as condições inadequadas de trabalho, que tem como principais conseqüências a degradação da saúde docente e a precarização do ensino. Porém, os gestores municipais não atendem suas reivindicações, inclusive, o plano de carreira da categoria já está bastante atrasado.

Sendo assim, o SIMMP repudia a atitude impositiva da prefeitura e afirma que já está tomando as medidas políticas e jurídicas para evitar o prejuízo a tantos professores.

Fevereiro de 20110

Do sítio da CSP-CONLUTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário