domingo, 3 de agosto de 2014

Porque manter a greve e não recuar

Em 2014 se completam 50 anos do golpe militar de 1964, que deu início a uma ditadura sangrenta que durou 20 anos. Contudo a decisão da juíza, ao acatar o pedido do prefeito Roberto Cláudio de suspender a greve dos professores e proibir qualquer tipo de reunião nas proximidades das escolas, causa frio na espinha daqueles que foram perseguidos, presos e torturados na ditadura. Infelizmente, isso não é um fato isolado. Após as mobilizações de junho de 2013, milhares de ativistas estão sendo investigados, processados e presos por lutar. Há em curso uma ampla perseguição aos movimentos sociais e, sobretudo, ao direito de greve (só visto no período da ditadura).

Uma Justiça que silencia quando o prefeito retira das escolas os porteiros expondo as crianças ao perigo, fecha bibliotecas e laboratórios de informática, reduz tempo de creche para criança, não garante professores para todas as turmas e não cumpre a lei do estatuto do magistério e nem a lei do piso e é acusada de vender sentenças, não tem respaldo para por fim a nossa luta. 

Além de tudo isso, a Prefeitura tenta aniquilar de vez com qualquer autonomia das escolas, quando tenta aprovar seleção para diretor de forma permanente e organizar grêmios e conselho escolar a serviço da gestão, onde também o diretor poderá contratar professores a seu bel prazer. Esses diretores que estão cumprindo um papel nefasto na nossa greve, quando em defesa de seus interesses próprios, sua gratificação, vêm assediando moralmente professores que lutam heroicamente pelo bem coletivo da educação e da categoria.

Por tudo isso companheiros, não nos resta outra alternativa que não seja manter a greve, pois recuar agora significa abrir um longo período de retrocesso para a educação e em nossas condições de trabalho.

Precisamos chamar a solidariedade dos sindicatos, das centrais sindicais, dos movimentos sociais; realizar zonais em todas as regionais, mobilizar toda a categoria para assegurar o direito de greve e o direito de decidir o destino de nossa luta.


- Da redução de carga horária não abro mão! Licença Prêmio já! 1/3 de planejamento para todos!

- Pagamento de todos os anuênios! Nenhum direito a menos!

- Liberdade de manifestação e expressão! Em defesa do direito de greve!

- Contra a criminalização dos movimentos sociais! Ditadura nunca mais!

- Eleições diretas para diretor! Concurso público já! Vale alimentação de 15 reais!

Resistir até a vitória!


Prefeito Roberto Cláudio quer acabar com direito de greve!