sexta-feira, 23 de agosto de 2013

30 DE AGOSTO O BRASIL PRECISA PARAR. É HORA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO SE SOMAREM ÀS MOBILIZAÇÕES!

Quando Dilma, Cid Gomes e Roberto Cláudio passavam a imagem que tudo ia bem explodiu uma onda manifestações populares durante a Copa das Confederações. As reivindicações iam desde a redução das passagens e melhoria do transporte público, o questionamento dos gastos com a copa e exigência de hospitais e escolas “Padrão FIFA”.

Em junho, milhões foram às ruas. Uma geração de jovens trabalhadores esteve à frente das maiores mobilizações dede o Fora Collor. A eles somaram-se vários segmentos da classe trabalhadora, que no dia 11 de julho, realizaram um ensaio de greve geral.

Em menos de um mês, vimos a derrubada da PEC 37, a redução de tarifas dos transportes públicos em vários municípios, o senado apresentar um projeto de passe livre estudantil, a corrupção transformar-se em crime hediondo e o governo Dilma propor um arremedo de plebiscito sobre a reforma política.

É preciso unificar as lutas para arrancar conquistas

Após quase dois meses, seguem as mobilizações. Estudantes ocupam câmaras municipais exigindo o passe livre estudantil. O movimento de moradia não aceita mais despejos em nome da Copa do Mundo e quer moradia de qualidade. Profissionais da saúde exigem investimentos no setor e várias categorias começaram a mobilizar-se, preparando fortes campanhas salariais neste segundo semestre.

As lutas precisam ser unificadas. Governos, empresários e banqueiros têm que entender na prática que as mobilizações vão seguir enquanto a pauta das ruas não for atendida. Daí a importância do dia 30 de Agosto. Cada local de trabalho, estudo e moradia precisa fazer-se presente nesta data. Um dia nacional de luta vitorioso pode colocar num outro patamar a possibilidade das reivindicações populares serem atendidas. Caso os governos continuem virando as costas para as demandas sociais, devemos criar as condições para realizar uma grande greve geral neste país.

Dilma, a escola pública não pode esperar: 10% do PIB da educação pública já!

Os trabalhadores em educação encontraram nas ruas, em especial na juventude, um novo aliado. Em vários cantos do país, assembleias populares votaram pelos 10% do PIB para educação pública já!

Isso é muito importante, porque o governo Dilma, além de seguir dando dinheiro público para escolas e faculdades privadas, está às vésperas de aprovar um novo Plano Nacional de Educação que joga os 10% do PIB para educação apenas para 2023. Dilma segue atendendo os interesses de banqueiros e empresários e vendendo a falsa ideia que os royalties do pré-sal resolveriam o problema do financiamento da educação.

Os trabalhadores em educação são milhões em todo país, uma poderosa força social que, se unida aos demais trabalhadores num movimento de massas, pode conquistar grandes vitórias, inclusive os 10% do PIB para educação pública já!

Cid e RC: repassem o reajuste de 16% do custo aluno para os trabalhadores em Educação já!

O custo aluno da rede pública teve um reajuste em nível nacional de 16% em 2012. Enquanto isso, o reajuste salarial dos professores das redes estaduais e municipais ficou em apenas 7,9%. É preciso exigir de Cid e RC o repasse integral do reajuste do custo aluno de 2012 de 16% para o vencimento básico dos trabalhadores em Educação já!

Roberto Cláudio fora da lei: 1/3 de planejamento para todos já!
Precisamos exigir de todas as redes estaduais e municipais que ainda não cumprem a lei do piso, a aplicação imediata de 1/3 da jornada para atividades fora da sala rumo aos 50% de hora-atividade. É inadmissível que Roberto Cláudio não tenha ainda garantido o cumprimento da lei para todos os professores! A categoria precisa levantar a cabeça e exigir a aplicação imediata de um direito já garantido legalmente.

Contra a precarização e terceirização de Cid e RC:
Concurso público que supra todas as carências das escolas!

É inadmissível que Cid Gomes chame um concurso para 3 mil vagas no Estado, quando existem mais de 12 mil temporários na rede! Assim como, diante do caos da falta de profissionais de apoio, Roberto Cláudio descarregue sobre as costas destes profission
ais o cumprimento de várias funções nas escolas do Município.
Para suprir a falta de professores e profissionais de diversas áreas e pela estabilidade no emprego, precisamos levantar as bandeiras de fim da precarização e da terceirização e pelo concurso público que preencha todas as carências.

Por democracia nas escolas!

Não podemos deixar de denunciar a completa falta de democracia nas escolas estaduais e municipais. Cid e RC com base no discurso da competência e da meritocracia realizaram concursos para diretores de escola que, no final nas contas, só serviram para mascarar o impedimento da eleição dos cargos de direção pela comunidade. Queremos eleições diretas para diretor, o fim dos mandos e desmandos das secretarias de educação e do assédio moral.

Apeoc e Sindiute devem convocar o dia 30 na prática

Os sindicatos da categoria precisam adotar uma postura firme em relação aos governos de plantão. É preciso denunciar a política educacional de Dilma, Cid e RC, ir às escolas e mobilizar pela base.
Não basta convocar formalmente o dia 30 de agosto. O dia nacional de manifestações e paralisações deve ser convocado pela Apeoc e o Sindiute não apenas em palavras, mas em atos.

Os professores da CSP-Conlutas exigem da Apeoc e do Sindiute que se coloquem na vanguarda da construção do dia 30 de agosto e exijam dos governos Dilma, Cid e RC o atendimento imediato de nossa pauta de reivindicações.

Paralisação dia 30/08