domingo, 22 de janeiro de 2012

Governador Alckmin e prefeito Cury (PSDB) descumprem ordem judicial e invadem o Pinheirinho

Juíza de São José desrespeita ordem superior e determina a reintegração de posse

Duas pessoas morrem na operação da Polícia

A Polícia Militar desatou uma operação de guerra contra os moradores da Ocupação Pinheirinho, em São José dos Campos (SP).

Por determinação do Governador Geraldo Alckmin (PSDB), dois mil homens da PM invadiram a Ocupação Pinheirinho na madrugada, apesar da reintegração de posse estar suspensa por decisão da Justiça Federal.

Os moradores foram brutalmente atacados, muita gente foi ferida e dezenas de moradores foram presos.

Temos notícia de que pelo menos duas pessoas mortas no ataque da Polícia, uma delas um jovem que passava nas proximidades da ocupação.

Numa verdadeira carnificina, como numa operação de guerra, foram utilizados ainda efetivos da ROTA, da tropa de choque, da guarda municipal e dois helicópteros ÁGUIA na ação da Polícia.

A população resiste e há conflitos ainda nos bairros próximos ao Pinheirinho.

Manifestantes contrários à desocupação do Pinheirinho ocuparam a Rodovia Presidente Dutra, no km 154, sentido SP-Rio, em São José dos Campos (em frente à Johnson & Johnson). Cerca de 300 pessoas participam da manifestação. O trânsito permanece fechado.

O advogado dos moradores, Toninho Ferreira, nos relata que a “a ação da Polícia é completamente irregular, uma ação covarde, pois a reintegração foi suspensa na sexta-feira (20) pela Justiça. Um oficial de Justiça compareceu aqui e foi solenemente ignorado pelos oficiais do comando da PM”.

A responsabilidade da ação, portanto, é do governador Geraldo Alckmin, do PSDB.

Na verdade, os 2.000 homens armados que promovem a desocupação, estão a serviço dos especuladores imobiliários e do prefeito Cury, que governa para os ricos e poderosos, que chegou a dizer que a desocupação era necessária porque o terreno é muito valorizado e não é lugar de pobre morar.

O membro da CSP-Conlutas, Zé Maria, se encontra no local e relatou os abusos da desocupação. “A ação da Polícia, na verdade de um bando armado a serviço do capital imobiliário, está sendo feita num domingo, em desrespeito a uma decisão da Justiça federal e não poderia ser executada. Esse precedente é muito grave, pois não vamos aceitar que o direito a moradia seja desrespeitado, ainda mais quando amparado por uma decisão, mesmo que provisória, da Justiça”, ressaltou.

Para a CSP Conlutas a ação da polícia, em conluio com os governos estadual e municipal, demonstra, mais uma vez, os compromissos dos governos do PSDB com a burguesia desse país. Sequer o Poder Judiciário foi respeitado pelo governador, a quem cabe a decisão numa operação dessa envergadura.

A resistência dos moradores é, portanto, legal e legítima.

O Governo Federal declarou seu interesse em resolver o conflito pacificamente.

A desapropriação do terreno pelo Ministério das Cidades é a medida necessária para que o direito à moradia seja assegurado à população do Pinheirinho.

O governo Alckmin e a juíza que manteve a desocupação, mesmo com uma liminar impedindo a execução da ordem de despejo, são os responsáveis pelas duas mortes e pelas centenas de pessoas feridas nesse verdadeiro massacre promovido pelas forças repressoras do estado.

Fonte: CSP-Conlutas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sindicato dos servidores judiciários do Ceará filia-se à CSP-Conlutas

Na tarde desta sexta-feira (13) na sede do Sindjustiça (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Ceará) os servidores do judiciário deliberaram pela filiação à CSP- Conlutas (CE).

Há um ano, a atual diretoria foi eleita com o apoio da CSP-Conlutas derrotando a chapa da CUT, antiga direção do Sindicato.

Com mais essa filiação, a CSP-Conlutas avança e se fortalece no estado do Ceará, como uma alternativa de luta e organização dos trabalhadores.

Estiveram presentes na assembléia o membro da CSP-Conlutas Nacional Gervásio Santos, além da presidenta do Sindjustiça-PE Cristina Amaral.

Logo após a apresentação da Central feita pelos membros da CSP-Conlutas, o presidente do Sinjustiça, Roberto Eudes, fez a defesa da importância desse sindicato filiar-se à Central que tem em sua base, os movimentos popular e sindical, e mostrar ser uma alternativa de luta contra o governo e patrões.

Os servidores votaram por ampla maioria a filiação da entidade a CSP-Conlutas, agora é preparar a Construção do I Congresso da Central que têm como objetivo organizar os trabalhadores e a classe em geral, contra o modelo econômico do Governo Dilma e em defesa dos interesses de toda a classe trabalhadora.

Entidades presentes na assembléia – C. Civil de Fortaleza – SINDICONFE – Sindicato trabalhadores na Confecção Feminina de Fortaleza SINTRO/CE – Sindicato dos Rodoviários do Ceará – SINDIFORT –Sindicato dos servidores de fortaleza. SINDIJUSTIÇA/PB sindicato servidores do poder judiciário de Pernambuco. Um Membro da secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas.

Por Zé Batista e Le Goff da Executiva Estadual

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Jaguaruana (CE) filia-se à Central

Na última sexta-feira (6), na sede Sinserj (do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Jaguaruana), no Ceará, ocorreu a assembléia geral da categoria com a finalidade de discutir a filiação à CSP-Conlutas.

Foi a primeira assembléia Geral da categoria este ano, que contou com a presença massiva dos servidores do município.

A presidente do sindicato, Conceição, iniciou os trabalhos saudando a todos os presentes na assembléia. Logo depois, foi dada a palavra às entidades convidadas. O membro da CSP-Conlutas (CE) Zé Batista apresentou a Central. “A nossa Central é composta por entidades sindicais, organizações populares, movimentos sociais e movimento estudantil, que têm como objetivo organizar os trabalhadores e a classe em geral na luta contra os ataques dos governos e dos empresários (burguesia), contra o modelo econômico que esses aplicam no país a mando do FMI e implementado pelo governo Dilma”, destacou .

Depois de muito debate sobre a importância da filiação do Sinserj à Central Sindical e Popular, a categoria decidiu por unanimidade pela a filiação à CSP- Conlutas.

A presidente do SINSERJ também agradeceu e pediu o apoio de todos para garantir a vitoria da campanha salarial deste ano.

As entidades presentes na assembleia foram o Sindicato da C. Civil de Fortaleza, Sindiconfe (Sindicato trabalhadores na Confecção Feminina de Fortaleza ) o Sinsejum (Sindicato dos trabalhadores no Serviço Público Municipal de Juazeiro do Norte) o Sintsem (Sindicato trabalhadores no serviço publico municipal de Limoeiro do Norte) e o Sindseq (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Quixeré).

Zé Batista da Executiva da CSP-Conlutas/CE

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Vitória: policiais e bombeiros do Ceará conquistam reajuste e encerram greve

Após seis dias de greve, com 80% do efetivo parado e intensas mobilizações, policiais e bombeiros militares do Ceará conquistam a incorporação de R$ 850, aumento de 7% no salário e encerram a greve. A categoria decidiu em assembleia realizada na madrugada desta quarta-feira (4) voltar ao trabalho até a 0 hora de amanhã.

Além do significativo aumento salarial, a mobilização desses trabalhadores também conquistou um redução na jornada de trabalho de 46 para 40 horas semanais, implantação de um auxílio-alimentação de R$ 10 por dia e a garantia de que os policiais e bombeiros que participaram das paralisações não serão punidos.

Outra reivindicação atendida foi a criação de um novo código de ética que substituirá o código disciplinar, que contém artigos inconstitucionais.

A greve teve início no dia 29 de dezembro após meses de tentativas de negociações com o governo de Cid Gomes (PSB). A categoria chegou a acampar na 6ª Companhia do 5º Batalhão.

O exército foi acionado pelo governo para reforçar o policiamento, o que foi encarado como provocação pelos grevistas, já que a postura do governador se mantinha inflexível em não negociar “apelando” para outras instancias ao invés de buscar o diálogo.

Apesar disso, a categoria se manteve firme em sua luta.

Esses trabalhadores contaram com a solidariedade de outras categorias, como dos trabalhadores dos Correios que paralisaram suas atividades em apoio à greve.

A CSP-Conlutas desde o início apoiou movimento e parabeniza esses trabalhadores que conquistaram essa importante vitória.

A luta continua: agora a greve é na Polícia Civil

Os policiais civis do Ceará decidiram na noite desta terça-feira (3) entrar em greve. A categoria também está em luta por melhores salários.

Esta será a terceira greve realizada pela categoria no ultimo período.

Segundo o sindicato da categoria Sinpoci (Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará), a categoria quer a redução da carga horária de oito para seis horas diárias, e o pagamento de um subsídio equivalente a cerca de 60% do valor pago aos delegados de polícia do Estado.


Fonte: Sítio da CSP-Conlutas
 

Com informações da folha.com

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

TODO APOIO À GREVE DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO CEARÁ

Os policiais e bombeiros militares do Ceará estão em greve. Entraram em greve depois de tentarem por meses, discutir a pauta de reivindicações de sua campanha salarial com o governo do estado, sem sucesso. O Governo Cid Gomes, sustentado pelo PSB/PT/PCdoB, está tratando as reivindicações dos policiais e bombeiros com a mesma intransigência que caracterizou sua atitude em relação às demais categorias do funcionalismo que levaram ao governo suas demandas. Mais uma vez estes governos, ditos populares, mostram que tem pouca ou nenhuma diferença dos governos do PSDB e da oligarquia Jereissati.

É essa enrolação e intransigência de um governo que levou a que a greve ocorresse neste momento. Foi a única alternativa que restou aos policiais e bombeiros frente a um governo que usa recursos públicos para encher os cofres das grandes empreiteiras, e depois diz não ter recursos para investir no serviço público e para valorizar o funcionalismo. E a primeira reação do governo, de reprimir o movimento repetindo o que já havia feito contra os professores e outros setores do funcionalismo, não resolve, só agrava o problema. É do governo, portanto, a responsabilidade que a grande imprensa quer cobrar dos policiais e bombeiros.

É neste sentido que a CSP-Conlutas vem manifestar seu apoio e solidariedade a greve dos policiais e bombeiros militares do Ceará. Ao mesmo tempo cobramos do governo do estado que negocie e atenda as reivindicações dos grevistas, bem como dos demais setores do funcionalismo público. E repudiamos qualquer tentativa de repressão e retaliação aos grevistas e manifestantes.

E conclamamos os trabalhadores do Ceará a apoiarem a luta dos bombeiros e policiais militares. Chamamos a que as entidades sindicais e democráticas se manifestem, exigindo do governo o atendimento das reivindicações dos grevistas, o aumento do investimento nos serviços públicos e na valorização do funcionalismo.

A CSP-Conlutas representa várias categorias de trabalhadores, aqui mesmo no Ceará, que já foram reprimidos pela Policia Militar quando fizeram greve para defender suas reivindicações. Portanto, ao mesmo tempo em que apoiamos incondicionalmente a greve dos policiais militares, queremos chamar os soldados a refletirem sobre o papel que o estado e os governos os obriga a cumprir, de repressores de outros trabalhadores quando estes lutam por seus direitos. E que busquemos formas de mudar esta situação. Os trabalhadores e pobres precisam se unir contra a exploração e a violência que esta sociedade nos impõe.

- todo apoio à greve dos policiais e bombeiros militares do Ceará! Pelo imediato atendimento de suas reivindicações!

- nenhuma repressão ou retaliação contra os grevistas e manifestantes!

- pelo direito de organização sindical e de greve, para policiais militares e bombeiros!

Conclamamos todas as organizações sindicais de trabalhadores a somarem-se a este apoio.


São Paulo, 31 de dezembro de 2011

Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas