segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Consulta eletrônica da Campanha 10% do PIB para a Educação Pública já; Divulgue

Consulta eletrônica - A campanha 10% do PIB para a Educação Pública, além do plebiscito, está promovendo uma consulta eletrônica.

Para votar, basta acessar: http://www.dezporcentoja.com.br/ e inserir as informações solicitadas.

Esta consulta é importante para ampliarmos a participação popular, nesta campanha. Deve ser trabalhada e amplamente divulgada nos sites dos sindicatos, das associações e movimentos. Mas, não substituí o voto em cédula, por isso, é importante continuar com a coleta de votos e divulgação do plebiscito nos postos de coleta de sua cidade.

Os votos da consulta eletrônica serão computados automaticamente por cidade e estados.

Coleta de votos do plebiscito é prioridade – Neste momento além da divulgação da consulta eletrônica, deve ser tratado como prioridade pelas entidades a coleta de votos desse plebiscito. Nessas duas semanas é importante dar o gás necessário, montar as urnas e prosseguir com coleta em escolas, portas de fábricas, terminais de ônibus e metrô, feiras e outros lugares nos quais existam fluxo de pessoas. Outra orientação importante é que nas escolas ou universidades que estão parcialmente em férias, a coleta deve ser complementada em locais públicos.

Divulgação dos números - É preciso também informar o número de votos coletados à centralização da campanha no Comitê da Região e CSP-Conlutas. Isso deve ser feito ao menos duas vezes por semana pelo e-mail: dezporcentoja@cspconlutas.org.br

Apuração – Cada entidade deve se responsabilizar pela apuração dos votos coletados e garantir o preenchimento adequado da ata de apuração,o recolhimento das listas de votação bem como o encaminhamento deste material para o Comitê da região. Se não houver um comitê em sua região encaminhar o material para a sede da CSP-Conlutas Nacional na Rua Boa Vista.11º andar- Centro-São Paulo-SP- CEP 01014-000.

Aposentados se integram na campanha – A Federação dos aposentados do estado de São Paulo entrou no plebiscito colocando urnas para coleta de votos dos associados nos seus eventos. Vão também colocar em sua página o link da consulta eletrônica.

A Admap (Associação Democrática dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de São José dos Campos) participa ativamente o plebiscito recolhendo votos e fazendo a campanha além de urnas volantes, a associação tem urna fixa na praça Afonso Pena em São José dos Campos que permanecerá no local até o fim da campanha.

Fonte: CSP-Conlutas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

25/11: Assembleia dos Professores do Estado


Carta aos professores do estado

Saudações,

Nós, do coletivo CSP-CONLUTAS pela base na Educação, procuramos através desse panfleto debater com os professores da rede estadual e outros que tem dúvidas, a respeito de nossa posição sobre a suspensão da greve e dos próximos passos a serem seguidos.

Nossa posição

Não somos semelhantes a diversos grupos políticos que defendem greve até o Juízo Final. Lutamos pela preservação da unidade da categoria. Naquele momento estávamos com a categoria dividida, o que se expressou nos zonais, comando de greve e na própria assembleia. Pela falta de democracia da direção do sindicato APEOC, que aplicou um golpe no momento da votação, a confusão se generalizou e restaram dúvidas acerca de que proposta venceu. Somos contra esse tipo de manobra política que foi vergonhosa. O correto teria sido a simples contagem de votos e o respeito à determinação da maioria, independentemente de que posição passasse.

Percebemos a divisão e pensamos na impossibilidade de se manter a greve com a categoria dividida entre suspender ou continuar. Somos da opinião que a continuidade da greve naquelas condições colocaria o risco de voltarmos desorganizados e divididos. Em nenhum momento acreditamos que o governo estadual mudaria sua postura atendendo os anseios da categoria: piso repercutindo na carreira e 1/3 de hora de planejamento. Naquele momento avaliamos que nossa tática seria a suspensão da greve de forma mobilizada. Portanto, nossa posição levou em consideração duas questões: a necessidade de preservar a unidade entre nós e o fato de acreditarmos no poder de organização e mobilização da categoria, demonstrado durante toda a greve.

Em que consistiria essa tática? Consistiria num calendário de mobilização com duas assembleias durante esse mês de suspensão, atos contra o governo e operação tartaruga para mobilizar pais, professores e alunos com objetivo de responder às propagandas caluniosas apresentadas pelo governo... Enfim retomar o contato e aumentar nosso grau de mobilização com a sociedade. Mas os professores foram traídos, a diretoria da APEOC, seguindo o exemplo da CUT que levou ao fracasso diversas greves no país este ano, impôs um calendário desmobilizador.

Em nossa opinião, a suspensão, mesmo com os boicotes do sindicato, mostrou-se correta, porque a categoria conseguiu acumular forças, manteve-se viva e animada, retomou o contato com escolas e professores que estavam enfraquecidos. Construiu pela base uma mobilização importante, que deixou Governo e APEOC na defensiva.
 
O que fazer agora?

Fruto de uma forte greve, de uma luta organizada e heroica, os professores conseguiram arrancar uma proposta do Governo. Tivemos uma vitória parcial, pois a atual proposta do governo mantém os direitos da nossa carreira. E essa é uma conquista do nosso movimento.

Porém, nossa principal reivindicação (Piso repercutindo na carreira e valorização da maioria da categoria, especialistas e graduados) não foi atendida. Especialistas e probatórios, que são a maior parte da categoria, na prática, tiveram ganhos pífios. Além disso, não aceitamos investimento zero em 2013 e 2014 na estrutura e compra de materiais didáticos em troca de um aumento de 7,5%. Trata-se de uma afronta e uma tentativa de colocar sob os ombros da categoria a responsabilidade da crise da escola pública. Acreditamos, portanto, que os professores devem rechaçar a atual proposta e iniciar a construção de uma nova greve.

Quem são nossos inimigos?

Nosso principal inimigo é o Governo Cid Gomes. Também são nossos inimigos a política de não mobilização e conciliação da direção da APEOC e da CUT, que atuam como representantes do Governo dentro da categoria. Mas, infelizmente, correntes organizadas dentro do movimento elegeram como seu principal inimigo nessa greve a CSP-Conlutas e, em especial, a companheira Nivânia.

Essas correntes, que não possuem nenhum compromisso com a luta da categoria, utilizaram de métodos desonestos. Como a difamação, intimidação e calúnia. Chegando a tal ponto de impedirem, com vaias e insultos, a fala da companheira. Esse tipo de postura só contribuiu para fortalecer o sindicato APEOC e o Governo, pois enfraqueceu a luta da categoria.

Repudiamos a atitude de perseguição dessas correntes em relação à CSP-Conlutas e conclamamos a categoria a lutar contra seus verdadeiros inimigos, Cid e APEOC.


Venha se reunir conosco. Venha construir a luta dos professores e a CSP-Conlutas!

Reuniões: Último sábado de cada mês, às 15h no Sindicato dos Rodoviários (SINTRO) – Av. Tristão Gonçalves, 1380 – Centro (em frente ao Hospital SOS); Contato: 3206 6650 / Félix: 88003795.



Visite nosso blog: http://cspconlutaspelabasenaeducacao.blogspot.com/


Participe do Plebiscito Nacional pelos 10% do PIB para educação pública, já!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A educação no Brasil e os 10% do PIB para a educação pública já!

Durante o Governo Lula e Dilma, o Brasil passou da décima para a sétima economia do mundo. No entanto, nestes mesmos governos, o Brasil praticamente não avançou em problemas elementares da educação, como o fim do analfabetismo e o acesso à educação básica. Nesta quinzena, o Contra-corrente* é dedicado à análise do Plano Nacional da Educação (PNE) e à Campanha dos 10% do PIB para a Educação Pública já!

Por Fernando Antônio Soares dos Santos (Nando Poeta), professor e sociólogo e Nazareno Godeiro, pesquisador do ILAESE, ambos da Coordenação Nacional do ILAESE.



Fonte: ILAESE


*Boletim Quinzenal de Conjuntura Econômica do ILAESE - Instituto Latinoamericano de Estudos Socieconômicos.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Sul aprovam greve por tempo indeterminado


Reunidos em assembleia geral na última sexta-feira (18), no Gigantinho, em Porto Alegre, os educadores aprovaram a realização de uma greve por tempo indeterminado. A categoria exige a implementação do piso salarial para professores e funcionários de escola.

A categoria também cobra a retirada dos projetos de reforma do ensino médio e de alterações nos critérios de avaliação dos professores.

A greve foi aprovada por ampla maioria, o que mostra a disposição dos educadores de lutar por uma importante conquista da categoria, pela manutenção dos planos de carreira e por uma educação de qualidade para os filhos dos trabalhadores gaúchos.

Após a assembleia geral, os educadores realizaram uma caminhada até o Palácio Piratini, no centro da capital gaúcha. Na sede do governo estadual foi entregue um documento oficial comunicando a decisão da categoria e os motivos da greve.

Em frente ao Piratini foi lembrado que os governos, invariavelmente, dão às costas para os trabalhadores. Durante as campanhas eleitorais fazem promessas e, depois de eleitos, usam de inúmeros artifícios para não atender as reivindicações apresentadas pelos trabalhadores.


Foi lembrado também que o final do ano letivo está nas mãos do governador Tarso Genro que deve garantir o pagamento do piso salarial e retirar os projetos que atacam a educação e os educadores.

Assim como os trabalhadores são obrigados a cumprir leis, como a que regra o número horas aula por ano, o governo também deve cumprir leis, como a do piso salarial.

A mobilização começa imediatamente. No sábado (19), às 9h, na sede do sindicato em Porto Alegre, acontece a primeira reunião do Comando de Greve. Comandos também serão instalados nos núcleos da entidade. Uma nova assembleia geral será realizada no próximo dia 24, na Praça da Matriz, em Porto Alegre.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato

Fotos: Cristiano Estrela

domingo, 20 de novembro de 2011

Sindicalistas da CSP-Conlutas viajam para República Dominicana e o Haiti

Eles participam de encontro sindical caribenho e de atividades de solidariedade ao povo haitiano


No dia 18 os companheiros Gilberto Gomes, o Giba, dirigente da Federação Sindical Democrática de Minas Gerais e Antonio Barros, o Macapá, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos viajam para a República Dominicana e para o Haiti.

Entre os dias 18 a 22 participarão em Santo Domingo, República Dominicana, do VIII Encontro Latino Americano e Caribenho de Sindicalistas. E nos dias 23 a 27 estarão visitando o Haiti onde participarão de atividades em solidariedade ao povo haitiano em sua luta contra a presença das tropas de ocupação da Minustah.

Estarão levando o apoio à luta contra a ocupação e suas conseqüências. O recrudescimento da violência e repressão, com prisões arbitrárias em manifestações, desrespeito ao direito de organização sindical, junto com uma política de privilegiar o ressurgimento organizado dos Tonton Macoutes, banda paramilitar assassina utilizada pelas ditaduras de Papa Doc e Baby Doc.

É a forma de buscar a “estabilidade” do Haiti utilizada pela Minustah com a cumplicidade da imensa maioria dos governos latino americanos. Repressão direta para manter os baixos salários, nenhuma ajuda humanitária de fato, violações, estupros, prisões e agora a tentativa de “criar” um exército ou policia nacional no Haiti se apoiando no que de pior tem no país: os Tonton Macoute.

Abaixo enviamos uma moção que queremos colher assinaturas, para que os companheiros possam entregar tanto para o Comando da Minustah quanto para o Governo Martely.

Pedimos que todos assinem e repassem para suas listas mais essa iniciativa de solidariedade.

Enviar para dirceutravesso1@gmail.com e batay@batayouvriye.org

Abaixo Assinado Haiti

Nós, abaixo assinados, exigimos a imediata retirada das tropas de ocupação da ONU no Haiti. Desde o inicio os governos dos países que se somaram a missão da ONU tem dado apoio a uma vergonhosa política colonialista, racista e de dominação econômica e militar do povo haitiano para garantir os interesses das grandes empresas internacionais e do imperialismo.

Temos assistido, nos últimos 7 anos, ataques às liberdades democráticas, prisões e repressão dos haitianos, além de violações de mulheres e crianças.

Agora, com o governo Martelly veio o ressurgimento dos instrumentos locais para repressão, intimidação e dominação do povo haitiano, como as bandas paramilitares, como faziam os Tonton macoutes. Também se pensa retornar com o exército macoute de antes. Em outras palavras: está ressurgindo a ditadura dos macoutes , agora fortalecida com o retorno de Baby Doc. Tudo isto só pode acontecer pela presença das tropas de ocupação e sua política, por traz do discurso de ajuda humanitária, de impedir o livre direito de organização e autodeterminação do povo haitiano.

São exemplos disso os casos recentes como a demissão de dirigentes sindicais do recém fundado Sindicato SOTA, as prisões de ativistas em manifestações, novos casos de estupros e assassinatos, sempre com a participação direta ou no mínimo conivência das tropas de ocupação.

Por isso, exigimos:
  • Readmissão dos dirigentes do sindicato SOTA e seu reconhecimento real pela patronal. Pela livre organização sindical no Haiti;
  • Fim da repressão ao povo haitiano e dos trabalhadores em particular;
  • Abaixo a ditadura neo-duvalierista de Martelly;
  • Fim da ocupação militar do Haiti. Abaixo a Minustah!

Fonte: CSP-CONLUTAS

Atos, manifestações e Marcha da Periferia celebram o dia da Consciência Negra

Para celebrar o dia da Consciência Negra, 20 de novembro, diversos atos e manifestações serão realizaram pelo País.

Para o membro do Quilombo Raça e Classe, Julio Condaque, nesse dia, todos devem se manifestar em defesa dos negros e contra a discriminação.”Vamos ocupar as ruas nesse 20 de Novembro e expressar a resistência do povo negro e denunciar os ataques aos direitos da população negra trabalhadora, as falsas políticas dos governos e a violência e criminalização da pobreza e dos movimentos”, ressaltou.

Condaque acredita a população deve travar um combate contra o racismo em defesa da construção de uma sociedade realmente socialista e com democracia operária.

Atos ocorrerão em diversas regiões.

Em São Paulo, no dia da Consciência Negra, a CSP-Conlutas em conjunto com organizações do movimento social participará da 1° Marcha da Periferia. A manifestação se iniciará às 10 horas da manhã do domingo, na Praça da Sé. No dia 25, o Sindsef-SP realizará uma atividade sobre os Quilombos e a sua relação com INCRA, na sede do sindicato.

Em São José dos Campos (SP) os moradores da Ocupação do Pinheirinho realizam neste sábado (19), às 18h, o tradicional ato pelo Dia Nacional da Consciência Negra. A manifestação também será um protesto contra a tentativa de desocupação dos moradores do local. Além disso, como parte do calendário para marcar essa data, o Sindicato dos Metalúrgicos sedia, nos dias 19 e 20 de novembro, o 1º Encontro da Região Sul e Sudeste do Quilombo Raça e Classe. O evento é organizado pelo Setorial de Negros e Negras da CSP-Conlutas.

No Rio de Janeiro o Sindicato dos Comerciários da Baixada Fluminense, filiado à CSP conlutas, tem realizado diversas atividades no Mês da Consciência Negra. Toda a quinta-feira têm sido realizado debates sobre o tema. Neste sábado (19) haverá debate sobre o dia 20 com a participação das entidades negras e sindicais da região. Operários da oposição ao sindicato de metalúrgicos e o oposição ao Sub-Regional SEPE de Volta Redonda realizam no sábado o “Samba do Buraco do Galo em Madureira”, na associação dos Correios em Madureira, com debate sobre o tema e com uma urna do Plebiscito dos 10% do PIB para a Educação . No dia 22, haverá um ato na central do Brasil ao Busto do Zumbi com a presença de diversas entidades do movimento negro, popular e sindical. Também acontecerão atividades nos dias 23 e 24 no Sindicato dos Metroviários do Rio de Janeiro, com filmes e samba de roda.

Na Bahia no dia 28 haverá um Seminário sobre a questão racial na UFBA – Anel Bahia.

Homenagem a Zumbi dos Palmares – A Celebração do 20 de novembro surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos negro e dos trabalhadores e dos movimentos populares contra o racismo. O dia homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada em 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas. E desde 1997, Zumbi faz parte do Livro dos heróis brasileiros.

O que é a Marcha da Periferia – A Marcha da Periferia é um grande ato durante a Semana da Consciência Negra, realizado há seis anos no Maranhão, tendo à frente o Movimento Hip Hop Organizado Quilombo Urbano. Neste ato com o lema “Contra a Violência e a Criminalização da Pobreza” se juntam moradores da periferia, operários, estudantes, professores, movimentos negros e quilombolas, grupos de Hip Hop, sem tetos, sem terra, partidos de esquerda e todos aqueles que desejam construir um Brasil sem desigualdade social, sem violência, sem discriminação de qualquer espécie, enfim, sem capitalismo.

Fonte: CSP-Conlutas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Seminário: 140 anos da Comuna de Paris. Participe!


"140 Anos da Comuna de Paris: as lições do movimento operário" é o tema central deste seminário que acontecerá em Fortaleza nos dias 17 e 18 de novembro, a partir das 18h, no Auditório da Reitoria - UECE - Campus Itapery. 

Confira a programação:

- 17 de novembro - "Marx, Engels, Lênin e a Comuna de Paris"
Prof. Dr. Eduardo Chagas (UFC)
Prof. Dr. (UECE)

- 18 de novembro - "A Comuna de Paris 140 anos depois"
Prof. Dr. Valério Arcary (IFSP).

A atividade é organizada pelo Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos (Ilase), com apoio do Centro de Educação (CED), Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Ceará (SINTSEF), Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Fortaleza e Sindicato ANDES Nacional. 

A participação é gratuita.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pedreiros, serventes e motoristas pelos 10% do PIB para a educação pública, já!


Pedreiros e Serventes pelos 10% do PIB para a educação!

Os trabalhadores da construção civil da região metropolitana de Fortaleza irão as urnas, através do plebiscito sobre a necessidade da aplicação de 10% das riquezas do Brasil em educação.

O plebiscito, será realizado pelo sindicato na sede da entidade, nos canteiros de obras e durante a festa da categoria, de 06 de novembro a 06 de dezembro .

Estão na organização do plebiscito a Central Sindical e Popular-Conlutas, Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (ANEL) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF).

No novo jornal da entidade, a direção do sindicato demonstrou a importância desse momento: "todos nós percebemos que os governos têm se preocupado pouco com a educação dos trabalhadores e seus filhos (...) o governo destinou apenas R$ 56 bilhões para educação, os banqueiros receberam 954 bilhões, ou seja, quase 20 vezes mais".

Motoristas pelos 10% para a educação

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Estado do Ceará (SINTRO) irá mobilizar toda categoria para irem às urnas a partir desta segunda-feira (14/11), através do plebiscito sobre a necessidade da aplicação de 10% das riquezas do Brasil em Educação (veja a matéria “Aplicação de 10% do PIB na educação pública, já!”! http://migre.me/67uwI).

O objetivo é saber a opinião popular junto a categoria sobra a importância da aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional na Educação Publica.

Estão na organização do plebiscito, o Sintro, a Central Sindical e Popular-Conlutas, Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (ANEL) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF). A votação não acontecerá na sede do SINTRO, apenas nos principais terminais da cidade de Fortaleza.

Fonte: Voz do Peão e SINTRO-CE

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Professores do Pará decidem em assembleia continuar greve que já dura mais de um mês

A paralisação já dura 46 dias, contrariando a decisão da Justiça que determinou o retorno imediato dos professores ao trabalho na sexta-feira (5) passada

Em uma grande assembleia realizada nesta sexta (11), no Centro Social de Nazaré, os trabalhadores em educação do Pará em greve decidiram, por maioria esmagadora dos presentes, a manutenção da greve.

Foi aprovado a realização de um grande ato público para sensibilizar a sociedade para se contrapor às calúnias veiculadas pelo Governo Jatene através da maioria da imprensa televisiva, escrita e radiofônica, no dia 16 de novembro, no CAN, às 9 horas.

As várias formas utilizadas pelo Governo de Simão Jatene/Nilson Pinto para criminalizar o movimento utilizando-se do aparelhamento da máquina estatal com alguns grupos de comunicação; a forma obscura da utilização do Judiciário/Ministério Público; a ameaça de demissão em massa de trabalhadores temporários do estado e em estágio probatório mostra a disposição do seu partido em superar os seus antecessores, como sendo o mais novo/velho repressor dos movimentos sociais deste estado.

Recentemente o governo do estado enviou ao Conselho Estadual de Educação, a proposta de redução de 20 dias no calendário escolar, que, felizmente, ainda não foi aprovada pelo conselho, mas deixa clara mais esta tentativa de reduzir as leis que resguardam a educação, pois a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece 200 dias letivos.

Isto mostra o desespero deste desgoverno e o ódio que eles nutrem a nossa categoria. Em outras linhas, querem a qualquer custo punir os que ousam a não abaixar a cabeça aos arrogantes Nilson Pinto, Jatene e Alice Viana, pois vêem o desgaste que sentem nas suas aparições em público, quando são vaiados.

A categoria mostrou-se, mais uma vez, madura e mobilizada para não aceitar nenhum ataque vindos de qualquer lugar, seja ele da imprensa marrom deste Estado ou dos nossos maiores algozes do executivo estadual, pois lotou a CSN, pela manhã, com a presença expressiva de 25 municípios que se deslocaram até a capital para participar da assembleia. Entre eles: Santarém, Peixe Boi, Augusto Correa, Santa Izabel, Curionópolis, São Francisco do Pará, Itaituba, Curralinho, Breves, Alenquer, Monte Alegre, Curuça, Colares, Marapanim, Abaetetuba, Barcarena, Castanhal, Igarapé Açu, Magalhães Barata, Maracanã, Portel, Terra Alta, Vigia, Capanema e Bragança

Foi encaminhada ainda, a seguinte agenda:

12/11 – Conselho Estadual de Representantes

13/11 – Panfletagem na Pça da República, 9 horas

16/11 – Ato público no CAN, 9 horas

Fonte: Sintepp

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Assembleias de professores municipais e estaduais. Participe!


Começa em todo país coleta de votos do Plebiscito Nacional dos 10% do PIB para a Educação Pública Já


A coleta de votos do plebiscito popular pela aplicação dos 10% do PIB para a Educação Pública já, está percorrendo todo País. Informes já chegaram dos estados do Pará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Piauí, Bahia, Amapá e Paraíba.

Você pode enviar os informes na coleta de votos no seu estado para os endereços eletronicos: dezporcentoja@cspconlutas.org.br e conce85@yahoo.com.br

Veja o boletim especial sobre o plebiscito

Veja as atividades, calendário e postos de coletas de votos nos estados

CSP-CONLUTAS – NACIONAL

Este é um relatório, ainda parcial, deste início de plebiscito. Inúmeras reuniões de comitês foram realizadas neste fim de semana e seguimos atualizando o relatório.

PARÁ

Reunião do dia 04 de novembro contou com a presença: CSP Conlutas, Sindicato da C. Civil, Sindtifes, Sinasefe, Anel, DCE UFRA, DCE UFPA, MTST e movimentos sociais Contra Ponto, Mulheres em Luta, Luta Educador.Foi decidido que as seguintes entidades serão procuradas: Sintsep, MST, CNBB, CPT, OAB, Sintel, Sintprev, Comitê Xingu Vivo, Frente de Resistência Urbana. Lideram a campanha: CSP Conlutas, Intersindical, ANEL, e ANDES.

CALENDÁRIO APROVADO

06/11 (domingo) – Ato de lançamento da campanha na Praça da República – 9h (ponto de encontro em frente ao Bar do Parque)

07/11 (segunda) – Urna de coleta de votos na Assembléia Geral dos Professores da rede estadual 9h (Local: Centro Social de Nazaré)08/11 (terça ) – Reunião do Comitê, 14h – Sinasefe

09/11 (quarta) – Aula em Capanema com a participação de professores e estudantes, 17h – Sintepp (Local a ser definido pelo sindicato)

10/11 (quinta) – Urna em frente à Cosanpa do UTINGA (7:30h as 8:30h e 11:30h as 14:00h). Resp: Paulo Braga 1

1/11 (sexta) – Urna em frente à Cosanpa do Jurunas (mesmo horário Utinga)

17/11 (quinta) – Urna em frente à Cosanpa de São Bras (mesmo horário Utinga)

Orientação: a realização das eleições e coleta de votos será de responsabilidade das entidades e movimentos acompanhados pelo comitê, nos locais onde isso não for possível, o Comitê discutirá como suprir.

MARANHÃO

A tarefa é combinar as atividades da IV Marcha da Periferia e o Plebiscito dos 10% do PIB.

ATIVIDADES

Todas as Terças-feiras, às 19 horas – reuniões da “Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública Já!” no Sindicato dos Bancários.

Todas as Quartas-feiras, 19 horas, reuniões preparatórias para Marcha Periferia – no Sindicato dos Bancários

06/11 a 06/12 – Lançamento do PLEBISCITO NACIONAL POPULAR na atividade da Marcha da Periferia e Campanha dos 10%, no Bairro São Raimundo12/11 – Atividade da Marcha da Periferia e Campanha dos 10% no Bairro da Liberdade

17/11 – Aula Pública Porque Defendemos 10% do PIB para a Educação Pública Já! (Praça Deodoro), seguida de Show em Defesa da Educação Pública de Qualidade (Praça Deodoro)

19/11 – Atividade da Marcha da Periferia e Campanha dos 10% na Área Itaqui Bacanga

24/11 – Debate da Marcha na Praça Quilombo Cultural Lagoa Amarela no Centro Histórico

25/11 – Marcha da PeriferiaFestival de Hip Hop no Circo da Cidade26/11 e 27 – Encontro Norte e Nordeste do Quilombo Raça e Classe e Reunião do Quilombo Brasil.

RIO GRANDE DO SUL

Formalizado o Comitê Estadual, com a presença de 23 entidades (do pré-Comitê). Participam sindicatos (Andes, Cpers, Sindppd, Simpa, Atempa, seções regionais do Andes) e entidades estudantis (ANEL, DCE Ufrgs, Executiva Est.E.Física, MNCR, Juventude Libre, Juntos) e outros. Distribuídos os materiais.

A centralização da campanha está a cargo da coordenação do Comitê Estadual, no Cpers Sindicato para centralização e distribuição do material. Será feita a distribuição de urnas e materiais pela seção sindical do Andes (Ricardo).

O material foi confeccionado em grande quantidade e já está sendo distribuído (panfletos, adesivos, cartazes nacionais e regional, incluindo a segunda pergunta).

MATO GROSSO DO SUL

Em Três Lagoas, haverá mobilização na UFMS com os Centros Acadêmicos.O SINTED que já demonstrou interesse na campanha e será chamado a constituir o comitê.

MATO GROSSO

No dia 15 deste mês, os “10% do PIB”, será incorporado como reivindicação na Marcha contra a Corrupção.
DFO Comitê reuniu-se no dia 05, na sede do SINASEFE-Nacional para definir os encaminhamentos necessários à coleta de votos.

PARANÁ


Comitê 10% do PIB já, de Curitiba e Região Metropolitana formado por:ANDES-SN; APUFPR (Docentes UFPR); SISMMAC (Educadores Municipais); DCE UFPR; DCE UTFPR; CENTRO ACADMICO DE DIREITO DA UFPR; CENTRO ACADÊMICO DE SOCIOLOGIA DA PUCPR; CENTRO ACADÊMICO DE GEOGRAFIA DA UFPR; CENTRO ACADÊMICO DE HISTÓRIA DA UFPR; GRÊMIO DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ-GECEP; CENTRO ACADÊMICO DE PSICOLOGIA DA UFPR; OPOSIÇÃO APP-SINDICATO – CSP CONLUTAS; ANEL; GETUP-PR; CONEP; FEMEH; PSOL; PSTU; PCB.}Os votos serão coletados por estas entidades nos locais onde atuam e na Rua XV haverá uma barraca permanente.

A centralização da campanha será no ANDES–SN

Rua Emiliano Perneta, 424 Conjunto 31 – Curitiba – Paraná – Cep: 80420-080 –

Fones: (41) 3324-6164 (41) 3324-3719 – Falar com Marcello

Dia 10/11: Ato de Lançamento do Plebiscito (Debate), convite à imprensa e aos parlamentares.

O Comitê de Maringá formado pelas entidades e organizações: SESDUEM, DCE-UEM, ANEL, UJR, CSP-Conlutas, Intersindical, oposição APP e oposição SISMAR e outras participará do plebiscito coletando votos na UEM e escolas públicas estaduais e municipais da região. Em Sarandi, foi constituído um comitê que coletará votos na região.

CEARÁ

O comitê da Campanha se reúne semanalmente desde o dia 04 de agosto de 2011.

Participam: ANDES-SN REGIONAL NE 1, CSP-CONLUTAS, SINDSIFCE-SS SINASEFE, ABEPSS REGIONAL NE, CRESS-CE, ANEL, OPOSIÇÃO DE ESQUERDA DA UNE (COLETIVO BARRICADAS), DCE-UECE, DCE-UFC, FEAB FORTALEZA – REGIONAL V, MINORIA SINDIUTE (CSP-CONLUTAS PELA BASE NA EDUCAÇÃO), SINDUECE – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, SINDURCA – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, SINDIUVA – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN, SESDUFC – SEÇÃO SINDICAL DE DOCENTES DA UFC/ANDES-SN, COLETIVO BRAÇOS DADOS (UECE), CARAVANA DA PERIFERIA, SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE LIMOEIRO DO NORTE, SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE QUIXERÉ, SINDICATO DE SERVIDORES MUNICIPAIS DE TABULEIRO DO NORTE, CBCE-CE, MNOB-CE, CA DE FILOSOFIA DA UECE, ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE DOCENTES DA UFC, SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONFECÇÃO FEMININA DE FORTALEZA, SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE FORTALEZA, SINDICATO DOS TRABALHADORES DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DO CEARÁ, MST-CE, SINDJUSTIÇA-CE, CA DE PEDAGOGIA DA UVA, CA DE PEDAGOGIA LUIS PALHANO LOIOLA DA FAEC (CRATEÚS), CA DE DAGOGIA MONTENEGRO DE LIMA DA FACEDI (ITAPIPOCA), CA DE PEDAGOGIA DA FECLIN (TAUÁ), EXECUTIVA CEARENSE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, CA DE QUÍMICA DA FAEC (CRATEÚS), CA DE BIOLOGIA DA FAEC (CRATÉUS), CA DE BIOLOGIA E QUÍMICA CHARLES DARWIN DA FACEDI (ITAPIPOCA), CA DE BIOLOGIA DA FECLIN (TAUÁ), CA DE SERVIÇO SOCIAL DA UECE, ENESSO – REGIÃO 2, DCE-UVA, CA DE CIÊNCIAS SOCIAIS/UECE, INTERSINDICAL-CE, CA DE BIBLIOTECONOMIA/UFC, CA DE BIOLOGIA/UFC.

Atividades realizadas: Lançamento na Universidade Regional do Cariri – URCA, por ocasião da Abertura do 3º Encontro da Regional NE 1 (agosto).

Em outubro, foi realizado lançamento na Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Divulgação da durante a XX Semana de Educação da UECE, em outubro.

No dia 15 de outubro, ato político na Praça do Ferreira, com a presença de mais de 10 entidades e coleta de assinaturas no abaixo-assinado.

No dia 18 de outubro, ocorreu lançamento no Sindicato dos Rodoviários. No mesmo dia, o Programa Rádio Debate da Rádio Universitária da UFC foi dedicado à Campanha, contando com a presença das professoras Maria do Céu e Tânia Batista (SESDUFC/Seção Sindical de Docentes da UFC – ANDES-SN), dos estudantes Rafael Iguatu (DCE/UECE; ANEL) e Ageu (FEAB-CE).

Atividades previstas:

Dia 10/11 – Plenária do Plebiscito na UECE;

Dia 11/11 – Atividade da Campanha na UFC;

Dia 17/11 – Atividade da Campanha na Universidade Vale do Acaraú – UVA.

Centralização da campanha: sede da Regional NE 1 do Andes-SN.

Rua Tereza Cristina, 2266, Benfica, salas 105 e 106, Fortaleza-CE.

Telefones: 2383 8751 (sede)

Próxima reunião do Comitê: no dia 8 de novembro.

MINAS GERAIS

Neste fim de semana (sexta, sábado e domingo) a reunião da CSP-Conlutas-MG, em Ouro Preto, teve como ponto principal a organização do plebiscito no estado. A reunião que contou com a presença das entidades filiadas (35 participantes) definiu a programação que será posteriormente divulgada.

SÃO PAULO

No dia 05, a CSP-Conlutas-SP reuniu as entidades filiadas para organizar o plebiscito no estado. Foram distribuídos materiais, cédulas, cartazes, atas e panfletos para capital e interior: Campinas, Vale do Paraíba, Araraquara, Guarulhos, Osasco, ABC, Ribeirão Preto, Sumaré e outras. A coleta de votos será feita pelo MTST em várias ocupações e comunidades com ênfase na necessidade de mais investimento para a construção de creches e escolas.O ato de lançamento do plebiscito aconteceu hoje dia 07, na Praça Ramos, 12 horas e contou com a participação de professores, bancários, estudantes e a população que votou SIM para os 10% do PIB.O Comitê de Santo Amaro (zona sul de São Paulo) abriu o plebiscito, no dia 05, com ato na Praça Floriano. O Comitê conta com a participação da Apeoesp-Zona Sul e movimentos populares. A coleta de votos já começou.

PIAUI

Em Teresina, no dia 07 de novembro haverá assembléia dos trabalhadores da Educação, com indicativo de greve. Na pauta da assembléia, a campanha dos 10% do PIB para a Educação Pública já.

BAHIA

O Comitê conta a participação de várias entidades que realizaram reunião de organização neste fim de semana, para definir as atividades e locais para coleta de votos.

AMAPÁ

Iniciado o Plebiscito no dia 06 de novembro, na sede campestre do SINSEPEAP, em Macapá. Programa de lançamento na rádio na RDM AM 630, às 14 horas.De 07 a 12 de novembro haverá urnas coletando votos na UNIFAP.
PARAÍBAReunião do comitê aconteceu neste sábado e decisões sobre os encaminhamentos seguem assim que o relatório for feito.

OBSERVAÇÃO: ATUALIZEM OS INFORMES pelo e-mail dezporcentoja@cspconlutas.org.br e conce85@yahoo.com.br
Fonte: CSP-Conlutas

domingo, 6 de novembro de 2011

Reta final da preparação do plebiscito da Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública Já!

No último dia 24 de outubro, o Comitê Nacional da Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública Já se reuniu na sede do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE RJ). Uma das definições centrais da reunião foi a realização do Plebiscito Nacional pelos 10% do PIB já para a Educação no período de 6 de novembro a 6 de dezembro.

A pergunta do Plebiscito será: Você é a favor do investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para Educação Pública Já? Com as possibilidades de resposta Sim ou Não. Também foi definido que os Estados terão autonomia para colocar uma pergunta específica sobre a realidade de cada local. Para a votação, é necessário garantir as cédulas, as listas de votantes, as atas de apuração, uma urna (que pode ser adquirida com algum sindicato que as tenha, ou pode ser improvisada, como é característico dos plebiscitos organizados pelos movimentos sociais) e muita disposição de debater, conversar e apresentar para a população brasileira esta luta justa e fundamental para toda a juventude e a classe trabalhadora do nosso país.

Os materiais da Campanha já estão disponíveis para reprodução.

Os arquivos também estão disponíveis em arquivo aberto (Corel Draw) para atender as demandas especificas de algum setor ou de alguma região. Como, por exemplo, uma segunda pergunta na cédula de votação. Além disso, serão enviados para a rede.

Mãos à Obra! É hora do Plebiscito Nacional pelos 10% do PIB para a Educação Pública Já!


Cartaz

Ata

Cédula

Lista

Fonte: Sítio da CSP-Conlutas